terça-feira, 10 de maio de 2011

Vilanova Artigas


João Batista Vilanova Artigas foi um importante arquiteto brasileiro, reconhecido internacionalmente, que deixou um rico legado como professor e projetista. Entre seus muitos projetos destacam-se as várias escolas com conceito de integração, que influenciou e mudou o modo de se pensar em escolas no Brasil.
Artigas nasceu em Curitiba, em 1915. Em 1937 se formou na Escola Politécnica da USP e anos após recebeu uma bolsa de estudos para estudar arquitetura moderna nos estados unidos, onde conheceu vários arquitetos de renome internacional, como Frank Lloyd Wright e Richard Neutra.
Em 1948 Artigas ajudou a fundar a faculdade de arquitetura e urbanismo da universidade de São Paulo, FAU-USP, e em 1962 projetou o novo prédio da FAU (construído em 1969), que acaba servindo de incentivo para a implementação da reforma curricular na faculdade.

Prédio FAU-USP

Entre 1976 e 1978 elabora uma série de projetos de escolas para são Paulo, e onze delas são construídas. Na visão dele, o panorama vivido pelo Brasil no final da década de 50 e início de 60 exigia novas escolas.  Os espaços projetados no prédio participariam do processo de ensino e aprendizado. A produção de conhecimento não viria apenas das salas de aula, mas também das conversas entre estudantes e professores nos espaços “externos”, e o prédio seria como um novo mundo composto por ruas, calçadas, praças.
Prédio FAU-USP
Prédio FAU-USP            

         Suas escolas propõem uma área aberta com cobertura única, delimitando o espaço privado do público, e um grande pátio central (uma praça), onde as atividades coletivas e os eventos são desenvolvidos. O uso de cobertura única foi marcado pelo forte caráter simbólico no conceito de abrigo e pelo avanço técnico acompanhando o aumento das dimensões dos programas arquitetônicos. Esse artifício esteve presente ao longo de praticamente toda a obra de Vilanova Artigas a partir de meados dos anos 1950.
Muitas de suas escolas, implantadas em bairros afastados e sem infra-estrutura acabavam se tornando um ponto central do bairro, graças à arquitetura com engajamento social de Artigas. Um exemplo é a escola Escola Professora Maria de Lourdes Aranha de Assis Pacheco (1987), no bairro de Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo, em que aos fins de semana ficava aberta para que a população pudesse utilizar as quadras e vestiários.

Escola Professora Maria de Lourdes Aranha de Assis Pacheco

  João Batista Vilanova Artigas morre em 1985, vítima de câncer. 

Outros projetos por Artigas:
Escola em Itanhém, São Paulo, 1959.

Escola em Guarulhos, São Paulo, 1960.

Estação Rodoviária em Jaú, 1960

Por Daniela Pereira Almeida

Busca

    Visualizações da página

    Translate