domingo, 29 de julho de 2012

Por que os edifícios ficam de pé?

Por que os Edifícios Ficam de Pé A pergunta que entitula o livro escrito por Mario Salvatori é frequente na mente das pessoas, mesmo que não seja consciente. Mais frequente ainda entre os amantes da tecnologia e da inteligência a favor da construção, esta questão estimula a criação de novos modelos e estruturas que dão mais conforto e segurança quando o assunto é Construção Civil. "Este livro foi escrito para aqueles que amam belos edifícios e se perguntam como eles permanecem de pé."(SALVATORI, 2006)

Com conteúdos diretamente ligados à tecnologia da Arquitetura e da Engenharia Civil, o texto se propõe a falar das edificações e das suas funções, bem como de seus componentes estruturais, colocando em jogo os papéis dos arquitetos e dos engenheiros e contrapondo estética e funcionalidade.

Uma clara introdução aos métodos de construção utilizados desde os tempos antigos até os dias atuais, o livro também inclui recentes avanços na ciência e na tecnologia que exerceram efeitos profundos sobre o planejamento e a construção de edifícios - novos materiais como aço, concreto e os plásticos, além dos progressos nas pesquisas e o uso do computador, que possibilitou mudanças revolucionárias nos projetos arquitetônicos e estruturais.

O texto divide-se em dezessete capítulos que vão tratar das estruturas e suas cargas;  estruturas piramidais; materiais; casas e arranha-céus; torres e pontes; domos; além de tendas e estruturas infláveis.
É um bom início para quem pretende se aprofundar no estudo das estruturas, e para quem deseja entender de vez como elas funcionam. A mescla de históriam matemática e tecnologia são irresistíveis e tem tudo a ver com arquitetura.

O THAU DO BLOG recomenda este livro. Boa leitura!

Referências:

SALVATORI, Mario. Por que os edifícios ficam de pé. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate