sábado, 8 de dezembro de 2012

Oriente-se: Estado da Questão


Aconteceu nos últimos dias 6 e 7 de dezembro de 2012 o I Encontro Nacional de Pesquisadores em Arte Oriental, Oriente-se: Estado da Questão. O encontro, realização do Grupo de Estudos em Arte Asiática da UFRJ, reuniu pesquisadores em atuação nas universidades brasileiras para o primeiro fórum dedicado à Arte Oriental, sob a égide da História e Teoria da Arte, no Brasil.

Oriente-se: Arte Asiática em Coleções Nacionais


O projeto de pesquisa "Oriente-se" prevê o mapeamento de peças de arte asiática presentes nas coleções nacionais. E por meio da coleta de dados e sistematização de fontes pretende produzir subsídios à confecção de material didático e à reflexão crítica sobre o diálogo Oriente-Ocidente, sob a dinâmica do colecionismo, com vistas à consolidação do campo de estudos da Arte Asiática no Brasil. A primeira etapa visa o conjunto de coleções cariocas.

O projeto e o evento se justificam pela demanda explícita para a consolidação de tal área.  
O estudo sistemático e crítico, o aprofundamento do estudo das coleções, é ferramenta indispensável para o sucesso.
No exterior, nas últimas décadas do século passado, a disciplina conhecida como "Arte Oriental", além de abandonar tal rótulo, migra, no interior dos museus, enquanto no Brasil, nossas coleções seguem pouco ou episodicamente estudadas, e pouco integradas à pesquisa de cunho acadêmico. 
E além disso, as peças são também pouco exibidas e terminam por suscitar também pouco interesse por parte dos pesquisadores, num círculo vicioso que merece ser rompido.


Saiba mais sobre o projeto em: sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br

Visite também eba.ufrj.br e saiba mais sobre a Escola de Belas Artes da UFRJ
Curta a página da EBA no facebook!

Por Jéssica Rossone

Busca

    Visualizações da página

    Translate