terça-feira, 17 de junho de 2014

Conceito de Restauração - por Cesare Brandi


Cesare Brandi

Cesare Brandi (1906 - 1988) é um dos principais nomes do restauro moderno. Em 1966 escreveu a "Teoria da Restauração", obra baseada nas diretrizes da Carta de Atenas. Esta foi resultado do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) realizado em Atenas de 1933.

Segundo Brandi "...entende-se por restauração qualquer intervenção voltada a dar novamente eficiência a um produto da atividade humana."Uma restauração voltada aos manufatos industriais e às obras de arte. Sendo que o primeiro é considerado sinônimo de reparação ou de restituição de um estado anterior e o segundo se diferenciará pela diversidade de operações a serem executadas.

Portanto a restauração terá o objetivo de restabelecer a funcionalidade do produto, em que a natureza da intervenção de restauro deverá estar ligada de forma exclusiva à realização desse fim.

Brandi afirma que, o reconhecimento de obra de arte se dá de forma singular por cada indivíduo. Porém a mesma obra de arte pode ser classificada de modo genérico entre os produtos da atividade humana, até que sua importância se acentue quando reconhecida como obra de arte na sua essência.

"Essa é,  sem dúvida alguma, a característica peculiar da obra de arte, quando não questionada na sua essência e no processo criativo que a produziu, mas quando começa a fazer parte do mundo, do particular ser no mundo de cada indivíduo." Cesare Brandi.

A partir disso pode-se concluir a ligação existente entre restauração e obra de arte, sendo que a obra de arte é que condiciona a restauração e não o contrário.

" A restauração constitui o momento metodológico do reconhecimento da obra de arte, na sua consistência física e na sua dúplice polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro." Definição de Restauro por Cesare Brandi.

Segundo o pensador, a restauração tende a restabelecer a unidade potencial da obra de arte, sem cometer falso artístico ou falso histórico e sem retirar nenhum traço da passagem do tempo.



Por Carla Bernardes
Referência Bibliográfica: BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Cotia. São Paulo. 2004. p.25-33.

Busca

    Visualizações da página

    Translate